~~NOTOC~~ ~~stoggle_closeDIV~~ ====== Anachrony ====== {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2023/07/ANA_BOT_TOPO2-300x129.png?nolink&400 }} ---- ====== REGRAS ====== ===== PREPARAÇÃO =====
Geral 1. Verifique o lado do tabuleiro de acordo com o número de jogadores\\ \\ 2. Dados de Pesquisa nos espaços indicados no tabuleiro.\\ \\ 3. Peça de evacuação - lado intacto\\ \\ 4. Cartas de Recrutas e Minérios\\ \\ 5. Construções por tipo, abra uma ficha para a pilha secundária e a do topo da pilha para pilha primária.\\ \\ 6. Anomalias, dado e as fichas de Paradoxo.\\ \\ 7. Estoque: Recursos, água, trabalhadores, energia, descobertas e pontos de vitória.\\ \\ 8. 7 peça da linha temporal (Eras) - impacto entre a 4ª a 5ª peça\\ \\ 9. Sorteie 7 superprojetos e coloque sobre cada uma das 7 peças da linha do tempo.\\ \\ 10. Marcador de foco de cada jogador abaixo da primeira Era.\\ \\ 11. 5 cartas aleatórias de objetivos de Fim de Jogo viradas para cima\\ \\ Jogador 12. Tabuleiro de Jogador do caminho escolhido (todos os jogadores devem usar o lado A ou B) e recebem: \\ • 6 Exotrajes, \\ • 9 fichas de Dobra, \\ • 10 marcadores de Caminho e \\ • marcadores de Moral e Viagem no Tempo\\ \\ 13. Tabuleiro de Caminho e escolha o lado com a condição de Evacuação diferente.\\ \\ 14. Recursos indicados no tabuleiro de Caminho.\\ \\ 15. Escolhe a carta e líder\\ \\ 16. Dê a cada um sua Bandeira (com o suporte de plástico) e deixe-as visíveis. O jogador que teve um “déjà vu” mais recentemente é o Primeiro Jogador: coloque sua Bandeira no local indicado ao lado as Ações do Conselho Mundial.\\ \\ **O 1°/2°/3°/4° jogador recebem 0/1/1/2 águas respectivamente.**\\ \\ Solo • Bloqueie o espaço com custo de 1 água do Conselho. Não utilize as 5 cartas de objetivos.\\ \\ • Bot só irá precisar das fichas de distorção, da bandeira e os 6 exoesqueletos.\\ \\ • Bot será o jogador inicial, coloque a bandeira dele no tabuleiro.\\ \\ • Todas as ações serão controladas pela tela do Pedro Bot, para saber mais verifique as explicações em cada uma das fases e ações.\\ \\ ----
===== FASES =====
• Descarte e reabasteça os Trabalhadores\\ \\ • Descarte e reabasteça os Recursos\\ \\ • Abra o Superprojeto da próxima Era\\ \\ • Abra novas construções\\ \\ • Somente jogadores com fichas de distorção participam;\\ \\ • Para cada era passada: Jogador com mais distorção (ou empatados) joga o dado e recebe (ou não) fichas de paradoxo\\ \\ • Assim que jogador atinge a 3ª ficha, ele gera uma Anomalia: * Sai da fase (não rola mais o dado nessa rodada); * Devolve as 3 fichas de paradoxos; * Constrói anomalia em uma posição mais à esquerda disponível (se lotado: coloca sobre outro tile). * Anomalia permite remover 1x ficha de distorção (no final da fase, após paradoxo de todos), requer recursos e águas para ser removida e o trabalhador morre. • Coloca até 6* exoesqueletos no seu tabuleiro: 3 sem custo e 3 pagando ficha de energia. (*Após o impacto 2 hexágonos recebem a ficha de indisponível)\\ \\ • Espaços restantes rendem 1 água.\\ \\ Jogadores escolhem secretamente de 0-2 fichas de distorção, revelam simultaneamente, colocam na peça na Era e pegam o recurso respectivo: * Recursos da reserva geral; * Trabalhadores requerem 1 água, vem da reserva geral e ficam ativos; * Exoesqueleto é colocado em um espaço do seu tabuleiro (mesmo com ficha indisponível após o impacto) USINAS DE ENERGIA: VIAGEM NO TEMPO E FOCO - Mover marcador de foco de zero até o alcance da usina - Pague o recurso e pegue a distorção (trabalhado-res ativos e exoesqueletos energizados, final do jogo: cada distorção = -2) - Somente se moveu o foco e removeu recurso, pode andar uma posição na pontuação de viajem no tempo. {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2023/07/ANA_JOGA.png?50px }} • A fase de ações é alternada entre os jogadores, que poderão executar ações com os exoesqueletos no tabuleiro central, com trabalhadores no seu tabuleiro e construções, além das ações livres. Quando um jogador decidir (ou não tiver mais ações disponíveis) ele passa e quando todos os jogadores tiverem passado se encerra a fase de Ações. {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2023/07/ANA_RECR.png?50px }} • Trabalhadores vão para área ativa e recebe o bônus\\ • Gênio é curinga (para ser alocado e retornado seguindo a regra de qualquer trabalhador, só não subistitiu o pagamento de viagem no tempo ou custo de superconstrução) e recebe um dos três bônus a escolha\\ • Cientista não pode recrutar e engenheiro não recruta gênio.\\ {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2023/07/ANA_MINE.png?50px }} • Recurso à direta do Hexágono + esquerda a sua escolha.\\ • Engenheiro se mantém motivado. {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2023/07/ANA_CONS.png?50px }} • Pagar os custos do espaço mais a esquerda do tabuleiro do jogador e colocar a construção. Se pegou da primeira pilha, abrir uma nova construção, sempre deverá ter duas opções de construções abertas.\\ • Administrador não pode construir e Engenheiro desconta 1 Titânio ---- {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2023/07/ANA_BOT_USIN.png?30px }} **ENERGIA:** Volta marcador de foco no tempo para pagar recursos (ou construir superconstruções). ---- {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2023/07/ANA_BOT_FABR.png?30px }} **FÁBRICA:** Recursos ou Energia. ---- {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2023/07/ANA_BOT_VITA.png?30px }} **SUPORTE VITAL:** Recebe água ---- {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2023/07/ANA_BOT_LABO.png?30px }} **LABORATÓRIOS:** Diversos ---- {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2023/07/ANA_BOT_SUPER.png?50px }} **SUPERPROJETO:** Onde está o seu foco, paga o custo da peça (ignorar tabuleiro jogador) e as fichas de descobertas (se precisar pagar com trabalhador pode ser exaurido ou ativo, exceto em ação), também deve ser construído no espaço mais à esquerda\\ Administrador não pode construir e Engenheiro desconta 1 Titânio.\\ ---- {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2023/07/ANA_PESQ.png?50px }} • Trava um dado e rola o outro. Se não tiver a ficha disponível rola novamente um dado a sua escolha.\\ \\ • Somente cientista pode pesquisar {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2023/07/ANA_CONSE.png?50px }} • Só pode copiar ações que não estejam mais disponíveis, espaço de 2 águas garante primeiro jogador.\\ \\ • Trabalhadores seguem as regras do local copiado. {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2023/07/ANA_PURI.png?50px }} • Fornece 3 águas. • Cientistas recebem uma água a mais {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2023/07/ANA_NEGO.png?50px }} • Permite as trocas descritas; • Administradores fazem uma troca a mais {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2023/07/ANA_SUPR.png?50px }} • Requer um trabalhador, pague a água, mova todos os trabalhadores da coluna exaurida para a coluna ativa e mova o marcador de moral para direita; • Administrador se mantem motivado {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2023/07/ANA_FORC.png?50px }} • Não requer trabalhador, coloque o marcador de caminho, mova todos os trabalhadores da coluna exaurida para a coluna ativa e mova o marcador de moral para esquerda. • Ação Livre. {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2023/07/ANA_EVAC.png?50px }} • Disponível após o IMPACTO. • Se cumpriu a missão descrita no seu tabuleiro de caminho, qualquer trabalhador pode fazer a ação de evacuar. Receba os pontos e mantenha os recursos usados na pontuação. • Trazer os trabalhadores de volta exauridos, exceto se marcados como ativos e remova todos os marcadores de foco (ações livres);\\ \\ • Verifica se chegou na fase do IMPACTO: * Abrir ação de Evacuação, virando a peça do tabuleiro * Colocar as peças de capital desmoronando nas ações do tabuleiro * Bloquear espaços de Exoesqueletos no tabuleiro do jogador * Quando reabastecer os recursos, o primeiro sempre será um Neurônio. • Verificar final do jogo: Todas as ações da capital foram bloqueadas ou final da 7ª era.\\ \\ • Próxima era: * Remova exoesqueletos não usados * Mova todos os marcadores de foco dos jogadores para a próxima era; ----
===== FIM DO JOGO =====
• O jogo se encerra ao final da fase 6 se todos os espaços estiverem bloqueados após o impacto ou ao final da sétima rodada.\\ \\ • Antes de pontuar, o jogador pode remover as suas fichas de distorção sem viajar no tempo, apenas devolvendo o respectivo recurso.\\ \\ • Pontuação: * Edifícios, * Superprotejos, * Anomalias (-), * Viajem no tempo, Moral, * 1 PV para cada descoberta + 2 Pvs por conjunto de 3 formas diferentes, * Pontos recebidos durante a partida, * Perca 2 pontos por distorção e 5 pelas cartas de final de jogo ----
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