~~NOTOC~~ ~~stoggle_closeDIV~~ {{tag>mosaico}} ====== Êxodo ====== {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2024/06/EXD_TITULO2.png?nolink&400 }} ---- ====== REGRAS ====== ===== PREPARAÇÃO =====
Geral *** Baralho de estádios:** abra 3 cartas;\\ *** Pilha de naves:** revele 3 naves;\\ *** Cartas de infraestrutura:** Embaralhe por nível, abra 3 cartas;\\ *** Indicador do ano** no espaço 1;\\ *** Sorteie uma carta de bônus** de final de jogo (com bandeira) e mais 3 de forma aleatória;\\ *** Peças de local**: cada jogador escolhe uma cor e coloca nos respectivos espaços (duas peças no oceano);\\ *** Satélites**: Dois marcadores de cada jogador na trilha do progresso Em dois jogadores, a trilha do meio não é utilizada;\\ *** Sorteie a ordem do tuno** e coloque os marcadores no tabuleiro\\ Jogador * Tecnologias: recebe aleatoriamente e posiciona de acordo com o nível;\\ * Marcador na trilha de ações;\\ * Marcadores de produção no zero da trilha lado do novo mundo;\\ * Estádio inicial no lado do velho mundo;\\ * Recebe 8 cartas de ação;\\ * **Variante avançada de ações:** Recebe 7 cartas e descarta 3, nessa variante o jogador pode escolher uma ação do grupo 1 por ano: use a peça de Velho Mundo para cobrir as ações.\\ Objetivo * **Modo pontos:** cartas de objetivos: draft (4 cartas e sobram 3); * **Modo corrida:** 3+ Estádios, toda produção em 8+ e evacuação máxima que conseguir.
===== FASES =====
* **Mundo Velho**: Recebe os recursos mostrados nas peças de local no mundo velho, antes da evacuação (voltadas para cima); * **Mundo Novo**: Recebe os recursos indicados pelos marcadores do tabuleiro do jogador, após a povoação do mundo novo. Fábricas pré-fabricadas não produzem até serem construídas; * **Alimentação**: Verifique o custo de alimentação na trilha do ano e se o recurso sai do mundo velho e/ou do mundo novo; * **Entretenimento**: Verifique se atende a quantidade de estádios da trilha do ano no lado do novo mundo; * **Penalidades**: Receba um marcador para cada alimento não pago e estádio não construído. * **Escolha uma ação**: Escolha um dos 4 grupos de ações do tabuleiro do jogador e coloque uma carta, se for a quarta carta (ou mais) do mesmo grupo, pague 1 energia; * **Modo Avançado:**Use as ações da carta com a face para cima na ordem que quiser, ou em um grupo do tabuleiro com a face para baixo e sempre, compre uma nova carta para inciar o turno seguinte com 4 cartas na mão. * Se não puder ou quiser escolher uma ação o jogador pode **passar**, encerrando sua participação nesta fase; * **Avance o marcador e realize a ação:** Avance o marcador de ações e pague o custo indicado (as 2 primeiras ações não tem custo). * A energia deve ser paga de acordo com a **posição dos satélites** na trilha de progresso; * **Próxima fase:** A fase de ação termina quando todos os jogadores tiverem passado. {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2024/06/EXD_ACOES_1.png?nolink }}\\ Pegue qualquer recurso para qualquer lado (**velho ou novo**); {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2024/06/EXD_ACOES_2.png?nolink }}\\ **Movimentos de infraestrutura:** Cada movimento permite pegar uma carta do tabuleiro, sem custo, para a mão do jogador, abrindo uma nova carta ou, baixar uma carta da mão pagando o **custo do mundo novo** e, nesse caso, assim que a carta baixada cumprir o requisito, o jogador sobe seus marcadores de recursos. O PONTO DE EXCLAMAÇÃO lembra que o jogador não pode ter duas cartas com a mesma ilustração;\\ {{https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2024/06/EXD_ACOES_1.png?nolink&16px}} Você pode gastar um recurso de qualquer mundo para descartar quaisquer naves e abrir novas. {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2024/06/EXD_ACOES_3.png?nolink }}\\ Pesquisa de tecnologia: Coloque o marcador em uma tecnologia da linha mais baixa da coluna escolhida. Tecnologias níveis 2 e 3 exigem duas ações de pesquisa. Tecnologias com um raio indicam algum efeito assim que são pesquisadas; {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2024/06/EXD_ACOES_4.png?nolink }}\\ Povoar: Escolha 1 local no novo mundo que atenda os requisitos (Biomas e símbolos). Coloque as fábricas pré-fabricadas e/ou população no novo mundo, no local escolhido e suba as trilhas de recursos do novo mundo. Cada marcador de população custa 1 metal **do novo mundo**; {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2024/06/EXD_ACOES_5.png?nolink }}\\ Construir 1 nave: Escolha 1 nave, pague os recursos e coloque a nave no lado do tabuleiro em que **pagou** os recursos;\\ {{https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2024/06/EXD_ACOES_1.png?nolink&16px}}Você pode gastar um recurso de qualquer mundo para descartar quaisquer naves e abrir novas. {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2024/06/EXD_ACOES_6.png?nolink }}\\ Construir 1 estádio: Escolha 1 estádio, pague os recursos e coloque o estádio no lado do tabuleiro em que **pagou** os recursos;\\ {{https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2024/06/EXD_ACOES_1.png?nolink&16px}}Você pode gastar um recurso de qualquer mundo para descartar quaisquer estádios e abrir novas. {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2024/06/EXD_ACOES_7.png?nolink }}\\ Pré-fabricar: Escolha 1 fábrica, pague o recurso e coloque o estádio no tabuleiro do jogador no lado em que **pagou** os recursos. Cada jogador possui 4 peças de fábricas de cada tipo. Uma de cada tipo pode ser evacuada do tabuleiro principal, mas se não houver mais peças do tipo da fábrica, o jogador não poderá mais evacuá-la. Fábricas pré-fabricadas não produzem até serem construídas no mundo novo . {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2024/06/EXD_ACOES_8.png?nolink }}\\ Clone: Pague 1 alimento do **mundo novo** e coloque nos marcadores de população no tabuleiro do jogador ; {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2024/06/EXD_ACOES_9.png?nolink }}\\ Trocar recurso: mantendo o recurso no **mesmo mundo**. Carregue as naves, envie e descarregue:\\ * **Mundo Novo > Mundo Velho:** Podem voltar vazias gastando 1 de energia do mundo novo (não podem usar recursos vindos do mundo velho);\\ * **Mundo Velho > Mundo Novo:** Carregue e gaste a energia do mundo velho informada na nave. Para carregar siga os passos:\\ * 1. Deck de evacuação: Carregue usando as baias, respeitando as cores e vire as peças do mundo velho. Fábrica são carregadas com as fichas de pré-fabricadas e população com marcadores;\\ * 2. Capacidade: Carregue usando a capacidade de construções da nave. Os ícones podem representar: estádio e fábrica. A fábrica pode ser do mundo velho para evacuação ou pré-fabricada no seu tabuleiro. (a qtd. da capacidade e a do deck não se misturam);\\ * 3. Recursos: Carregue os recursos do seu tabuleiro do lado do mundo velho.\\ * Ajuste a ordem do turno, pela quantidade de Felicidade de cada jogador (estádios e tecnologias completas). Empates invertem. * - Calcule a força da ação, com base nas cartas e grupos de ação;\\ * - Na ordem do turno, mova os marcadores no valor exato da força de ação, podendo dividir os movimentos. Receba bônus do espaço em que encerrou o movimento;\\ * - Transições influenciam nos marcadores dos oceanos. Para cada marcador que passou pela transição 1 vire um marcador. Quando os dois passarem pela transição 2, pegue uma peça e aumente a produção no novo mundo, idem na transição 3;\\ * - A linha de ultrapassagem aceita qualquer quantidade de marcadores, já os espaços de bônus bloqueiam os demais marcadores; * Restrição de 1 transição entre os marcadores do próprio jogador\\ * Na ordem do turno verifique se o jogador atingiu o bônus da carta de final de ano, com o seu valor da força das ações (calculada na fase do progresso);\\ * Se atingir exatamente os valores informados recebe o bônus. Há uma variação para jogadores iniciais que recebe o bônus com valor de força igual ou menor ao informado na carta;\\ * Avance o marcador de ano;\\ * Abra a nova carta de bônus;\\ * Cicle as infraestruturas, naves e estádios;\\ * Remova suas cartas (no modo avançado sao descartadas) e reinicie o seu marcador de ação.
===== FIM DO JOGO =====
* Indicado para a primeira partida\\ * Fim do jogo é acionado quando um jogador possui todos os 3 marcadores de produção em 8 ou mais e 3 estádios no Novo Mundo.\\ * Se acionado na fase de ações, encerra o turno, com mais uma ação para cada jogador e Todos executam uma fase de transporte.\\ * Se acionado em outra fase, o jogo termina imediatamente.\\ * Item de lista não ordenadaJogadores ajustam seu marcador de pontuação mais baixo (se empatados escolha 1 deles):\\ * **-1** Para cada marcador de penalidade que você recebeu durante o jogo.\\ * **-1** Para cada local do Velho Mundo não evacuado.\\ * **-1** Para cada estádio que você não possui (você deveria ter 3 no Novo Mundo).\\ * **+2** Se você possuir a maior quantidade de felicidade da sua população (apenas +1 em partidas para 2 jogadores). Se houver 2 marcadores na menor posição, mova +1 cada um deles.\\ * **+1** Se você possuir a segunda maios quantidade de felicidade da sua população (nada em partidas para 2 jogadores).\\ * Avalie penalidades primeiro\\ **Condição de vitória:** * Os marcadores devem estar acima do 8 (após bônus e penalidades) e pelo menos 3 estádios;\\ * Se mais de um jogador atingir as condições, vence o jogador com mais Felicidade;\\ * Se nenhum jogador atingir as condições, quem tiver o maior valor, no menor marcador de produção vence. Em caso de empate, vence quem tiver pelo menos 3 estádios, em seguida quem tiver mais Felicidade. * O jogo termina no final do 4° ano.\\ ***Siga a Pontuação pela carta de apoio:**\\ * Pontos pela marcador de produção mais baixo;\\ * Pontos por cada um dos três contratos;\\ * Jogadores com pelo menos 3 estádios, recebem pontuação pela maioria: 6,4 e 1 (em dois jogadores 4 e 0). Se empatados, some os pontos e divida;\\ **PENALIDADES:**\\ * **-2** pontos para cada local de Fábrica não evacuada;\\ * **-4** pontos para cada local de População não evacudada;\\ * **-3** pontos para cada estádio não presente no novo mundo (mínimo de 3 estádios);\\ * **-3** pontos para cada marcador recebido durante a partida.\\
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