/********** FAÇA UMA CÓPIA DE TODO CONTEÚDO DESTA PÁGINA E COLE NA NOVA PÁGINA PARA COMEÇAR A EDIÇÃO **********/ /********** PROCURE PELAS ORIENTAÇÕES NESTAS TAGAS DE COMENTÁRIO ENTRE BARRAS E ASTERISCOS **********/ {{tag>mosaico}} /********** NÃO REMOVA AS DUAS LINHAS ABAIXO **********/ ~~NOTOC~~ ~~stoggle_closeDIV~~ /********** =============================== **********/ /********** AQUI COMEÇA UM GRID COM UMA COLUNA DE TAMANHO 4 PARA MELHOR VISUALIZAÇÃO EM MOBILE **********/ ====== Micelio====== {{ :jogos:mic_topo.png?nolink |}} ---- ====== REGRAS ====== /*** ================== ***/ /*** TÓPICO: PREPARAÇÃO ***/ ===== PREPARAÇÃO =====
/*** Botões com efeito COLLAPSE: atribua o mesmo valor para collapse="XXXXX" na tag e no id="XXXXXX" da tag ***/ /*** ============= ***/ /*** SESSÃO: GERAL ***/ Geral ►Duas pilhas embaralhadas das **peças triangulares**; \\ \\ ►**Tabuleiro:** 12 peças aleatórias para formar a estrela (6 de cada pilha);\\ \\ ►**Marcadores de inseto** nas peças do tabuleiro com marcações de inseto;\\ \\ ►**Cartas de cogumelos** embaralhadas em uma pilha \\ \\ ►**Mercado:** Abra 3 cartas de cogumelos \\ \\ ►Marcador de **final de partida** \\ \\ /*** SESSÃO: GERAL FIM ***/ /*** ================= ***/ /*** =============== ***/ /*** SESSÃO: JOGADOR ***/ Jogador ►**Um marcador de inseto** para cada jogador \\ \\ ►**Cartas de cogumelo:** Cada jogador recebe 3 cartas aleatórias e mantém fechadas até o final da preparação * **Em 2 jogadores**, o segundo jogador recebe uma carta adicional \\ \\ ►Jogador posiciona seus **tabuleiros de cogumelos** na ordem (1 a 5) e posiciona seus respectivos cogumelos crescidos. \\ \\ ►Para partidas **mais curtas**, é possível usar 3 ou 4 tabuleiros de cogumelos \\ \\ ►**Contadores de esporulação** nos espaços mais à esquerda dos tabuleiros do jogador \\ \\ ►**Cogumelo Mãe:** Na ordem inversa do turno, jogadores colocam em uma das peças centrais do tabuleiro **(6 peças centrais, exceto peças pretas)**, ganhando o inseto, se houver. \\ \\ ►Se nas 6 peças centrais tiverem tantas peças pretas que **impeçam** os jogadores de colocar seus cogumelos mãe, embaralhe novamente as peças e refaça a estrela; \\ \\ /*** SESSÃO: JOGADOR FIM ***/ /*** =================== ***/ /*** ============= ***/ /*** SESSÃO: SOLO ***/ /** SE NÃO HOUVER SOLO, REMOVA ESTA SESSÃO **/ Solo ►Preparação de partida normal, **sem as peças pretas**.\\ \\ ►Embaralhe a **pilha de cartas do Autômato**\\ \\ ►**Nível de dificuldade:** lado verde média e lado amarelo alta.\\ \\ ►Autômato usa suas duas cartas de referência **no lugar dos tabuleiros** do jogador com os marcadores de esporulação\\ \\ ►Autômato recebe: **5 cartas** de cogumelos, **2 fichas de insetos**, seus marcadores de cogumelos e de esporos .\\ \\ ►Humano é o jogador inicial, /*** SESSÃO: SOLO (FIM) ***/ /*** ================= ***/ ----
/*** TÓPICO: PREPARAÇÃO (FIM) ***/ /*** ====================== ***/ /*** ======================= ***/ /*** TÓPICO: FASES OU TURNOS ***/ ===== TURNOS =====
Cada jogador realiza em seu turno **duas das seis ações** disponíveis **diferentes** e pode fazer ações extras com marcadores de insetos. \\ \\ /*** <-- SUBSTITUA "Fase 3" pelo nome da fase ***/ /** atribua o título do painel ao valor title="xxx" **/ ►Suas peça coloridas representam a sua rede (esporos, cogumelos crescidos e cogumelo mãe);\\ \\ ►Cogumelos Crescidos e Cogumelo mãe controlam os esporos de outros jogadores e interrompem a rede;\\ \\ ►Cogumelos mãe tem prioridade sobre cogumelos crescidos;\\ \\ /** atribua o título do painel ao valor title="xxx" **/ ►Mova seu Cogumelo Mãe até dois espaços, recolhendo insetos das peças, se houverem.\\ \\ ►Bloqueia Cogumelo Crescido de outro jogador (não esporulam ou apodrecem)\\ \\ ►Dois cogumelos mãe não podem ocupar o mesmo espaço, nem passar por outro cogumelo mãe;\\ \\ /** atribua o título do painel ao valor title="xxx" **/ ►Revele uma peça triangular e coloque no tabuleiro. \\ \\ ►Coloque marcador de inseto de a peça exibir o símbolo \\ \\ /** atribua o título do painel ao valor title="xxx" **/ ►Escolha um cogumelo: ou um (que não esteja bloqueado por um adversário); \\ \\ ►O Cogumelo Crescido tem a quantidade de esporos definidos na carta \\ \\ ►Cogumelos Mãe tem dois esporos (por padrão); \\ \\ ►Jogue o dado e coloque esporos: \\ \\ * Mova o marcador de esporulação um espaço (exceto cogumelo Mãe); * Coloque um esporo na peça do seu cogumelo; * O próximo esporo deve respeitar o resultado do dado; * Os próximo esporos seguem a mesma direção, ignorando os símbolos de vento das peças; /** atribua o título do painel ao valor title="xxx" **/ ►Remova os esporos de uma de suas redes do tabuleiro, das peças de cores especificadas na sua carta de cogumelo; \\ \\ ►Peças Pretas representam coringa (qualquer cor) \\ \\ ► Coloque um dos seus marcadores de cogumelo em uma das peças do tabuleiro que removeu algum dos esporos; \\ \\ ►Não são permitidos 2 cogumelos na mesma peça, mas pode crescer um cogumelo na peça do seu /** atribua o título do painel ao valor title="xxx" **/ - Cogumelo com Marcador de Esporulação no 2, podem apodrecer, desde que não esteja bloqueado por um adversário; \\ \\ ►Mova a carta do cogumelo para baixo do respectivo tabuleiro da carta; \\ \\ ►O Marcador de cogumelo volta para o tabuleiro do jogador; \\ \\ ►Reinicie o Marcador de Esporulação \\ \\ ►Resolva a ação de apodrecimento da carta: \\ \\ * Ação Imediata: executada imediatamente ao apodrecer \\ \\ * Aprimoramento: Aplicadas imediatamente e pelo resto da partida \\ \\ * Melhoria de Cogumelo: somente ao cogumelos desse espaço do tabuleiro; \\ \\ /** atribua o título do painel ao valor title="xxx" **/ ►Pegue 1 carta de cogumelo das 3 disponíveis no mercado, ou a carta fechada do topo do baralho. \\ \\ ►Não tem limite de cartas na mão \\ \\ ►Gaste 1 inseto para repor o mercado, a qualquer momento do seu turno /** atribua o título do painel ao valor title="xxx" **/ ►Troque 3 cartas por um marcador de insetos \\ \\ ►Gaste 2 insetos: para mover o cogumelo mãe de outro jogador para qualquer outra peça do tabuleiro; \\ \\ ►Gaste 1 inseto: para repor as 3 cartas do mercado do seu turno \\ \\ ----
/*** TÓPICO: FASES OU TURNOS (FIM) ***/ /*** ======================= ***/ /*** ==================== ***/ /*** TÓPICO: FIM DO JOGO ***/ ===== FIM DO JOGO =====
►O jogos se encerra imediatamente quando um dos jogadores possuir um cogumelo apodrecido sob cada um dos seus 5 tabuleiros. \\ \\ ►O jogador que acionou o fim do jogo recebe marcador de 5 pontos (EMV). \\ \\ ►Jogadores recebem seus pontos por seus cogumelos crescidos e apodrecidos e também, 1 ponto por cada 2 marcadores de insetos. \\ \\ ►Desempate: Mais cogumelos crescidos e em seguida mais marcadores de insetos. ----
/*** TÓPICO: FIM DO JOGO (FIM) ***/ /*** ========================= ***/ /*** QRCORDE E EXPORTAÇÃO ***/ /*** ==================== ***/ /*** Ajuste as urls abaixo: ***/ Compartilhe com todos na mesa:\\ Exportar para pdf:\\ [[https://regras.wanderlei.com.br/doku.php?id=jogos:micelio&do=export_pdf|{{ wiki:pdf.png?nolink&74 }}]] /*** QRCORDE E EXPORTAÇÃO (fim)***/ /*** NÃO REMOVA AS TRÊS LINHAS ABAIXO ***/