~~NOTOC~~ ~~stoggle_closeDIV~~ {{tag>mosaico}} ====== Nucleum ====== {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2023/12/NCL_TOPO2.png?nolink&400 }} ====== REGRAS ====== ===== PREPARAÇÃO =====
Geral 1. **Tabuleiro principa**l (observe o número de jogadores) e tabuleiro extra;\\ 2. **Peças de vagão** de carvão com valor -1 para cima;\\ 3. **Suprimento:** Táler, Urânio e Façanha;\\ 4. **Bandeira de PV** no "70" na trilha de PV. \\ 5. **Pilhas de ações:** com 20 peças de Ação Base (com marcação) + 10/15/25 peças aleatórias de Ações (com 2/3/4 jogadores) e abra 5 para compra no tabuleiro.\\ 6a. 1 **contrato inicial** aleatório para cada jogador\\ 6b. Embaralhe os **contratos por tipo** e coloque a quantidade informada no tabuleiro de acordo com o número de jogadores, abra 2 contratos ouro e 2 prata nos espaços correspondentes. Abra 1 contrato de cada tipo roxo nos espaços correspondentes.\\ 7. Coloque 4 **fichas de progresso** aleatoriamente na trilha de progresso\\ 8. Coloque 3 **marcadores de Nucleum** nos espaços indicados perto da trilha de Progresso.\\ 9. Execute a preparação do **mapa**:\\ -Embaralhe as cartas do baralho de preparação e abra uma:\\ -Coloque uma **Construção urbana neutra** aleatória na cidade da primeira linha da carta; \\ -Coloque os **5 usinas** no tabuleiro e um token de Nucleum na cidade indicada na segunda linha da carta;\\ -**Em 3 jogadores** coloque as 3 peças de bloqueio de turbina marcado com o ícone 4;\\ -**Em menos de 4 jogadores:** \\ * Entulhos urbanos na terceira linha da carta;\\ * Entulhos de mineração na quarta linha da carta;\\ -Compre uma nova carta e coloque uma peça de Construção Urbana Neutra mais 3 vezes;\\ 10. Marcadores de **final de partida**\\ 11. Sorteio o **jogador inicial** e entregue o marcador de Primeiro Jogador\\ Jogador 12. 1 tabuleiro de jogador, 1 auxílio ao jogador, 1 marcador de PV (100/200), 4 Táler e pegue todos os componentes de uma cor específica:\\ a. 3 marcadores de Renda nas trilhas\\ b. 12 peças de Construção Urbana com o lado mostrando seu nível voltado para cima.\\ c. 4 marcadores de Turbina.\\ d. 4 peças de Mina\\ e. 18 Trabalhadores, sendo 2 disponíveis próximos ao tabuleiro e 16 como suprimento\\ f. 6 estrelas, marcadores de Progresso, sendo 3 no tabuleiro auxiliar e 3 na reserva.\\ g. 1 marcador de Ponto de Vitória no espaço “0” da trilha de pontuação\\ h. Contrato Inicial no espaço de 2 façanhas, sem receber o benefício.\\ 13. No sentido anti-horário o jogador escolhe o experimento e seleciona todos os elementos da letra do experimento: tabuleiro de Experimentos, peças de tecnologia, peça de Efeito Turbina, peças de Ação Inicial e auxílio ao jogador (para o experimento B, duas peças de ações especiais)\\ ----
===== TURNOS =====
Os jogadores se revezam em turnos e, na sua vez, ele deve fazer** uma das opções**:\\ **A.** Colocar 1 peça de Ação no seu tabuleiro **ou**\\ **B.** Colocar 1 peça de ação como ferrovia **ou**\\ **C.** Fazer uma recarga.\\ * O Jogador pode resolver as duas ações da peça colocada em seu tabuleiro e pode cumprir um contrato do lado direito do seu tabuleiro ou um contrato roxo do tabuleiro principal. Contratos concluídos rendem os benefícios e são colocados ao lado do seu tabuleiro.\\ * A peça é colocada no espaço vazio mais à esquerda de seu tabuleiro e permanecem nesse espaço até o momento da recarga.\\ * A peça de instrução especial permite fazer uma das 5 ações com desconte e 1 Táler\\ * Coloque uma peça de ação em qualquer conexão com 1 trabalhador disponível, e não da reserva, em cima da peça. Se quiser ou precisar, pode gastar um urânio para receber um trabalhador, a qualquer momento do seu turno.\\ * O jogador pode resolver as ações por cores que combinarem entre a peça e o mapa. Se a peça combinar com outra peça já colocada, o(s) jogador(es) também faz(em) as ações.\\ * Se a linha férrea for concluída vire a(s) peça(s) para baixo e o(s) jogador(es) recebe(m) a recompensa de inauguração (2 ou 3 trilhos), de acordo com a tabela de quantidade de jogadores no canto inferior direito do tabuleiro.\\ **Uma rede** é um agrupamento de uma ou mais cidades adjacentes a uma ou mais conexões sem espaços vazios.\\ **As suas redes** são as que possuem pelo menos uma ferrovia ou construção da sua cor.\\ {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2023/12/NCL_URBA.png }}\\ • Pegue uma peça de construção do seu tabuleiro e coloque no tabuleiro principal dentro de uma de suas redes*, pagando os custos e respeitando o tipo do espaço no tabuleiro. No início da partida, o jogador pode construir em qualquer lugar.\\ \\ • Colocação amigável: Se possível você deve colocar a construção em um espaço de um único tipo na cidade escolhida.\\ {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2023/12/NCL_INDU.png }}\\ • Pegue uma mina ou uma turbina, pague os custos e coloque em um espaço correspondente dentro de sua rede. No início do jogo, se você não possuir uma reder, pode construir em qualquer lugar.\\ \\ • As Turbinas desbloqueiam uma habilidade especial contínua;\\ \\ • Ao colocar uma Mina, coloque a quantidade de urânio igual à quantidade de suas minas no tabuleiro, podendo colocar em qualquer uma de suas minas.\\ \\ • Ao liberar a conexão do seu tabuleiro turbina-mina, receba a recompensa.\\ \\ • Se não puder, ou não quiser, colocar o urânio pode receber um trabalhador no lugar do urânio, ou pode fazer essa troca em qualquer momento do seu turno.\\ {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2023/12/NCL_DESE.png }}\\ • Compre uma ou duas peças de ação do tabuleiro. A peça mais à direita não tem custo e para comprar mais de uma peça é exigido um custo adicional de mais 2 Táler;\\ \\ • Ao final da ação, deslize todas as peças para a direita e reponha as peças;\\ \\ • Assim que a pilha de ações estiver vazia, uma das condições de final de jogo é acionada, pegue o marcado de final de jogo e coloque sobre a ação. O jogador que acionou a condição recebe 3 pontos.\\ {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2023/12/NCL_CONT.png }}\\ • Pegue um contrato prata ou ouro do tabuleiro e coloque no espaço que desejar do seu tabuleiro, recebendo o benefício indicado no espaço;\\ \\ • Contrato só são removidos do seu tabuleiro após atender a condição exigida.\\ \\ • Abra um novo contrato no tabuleiro.\\ \\ • Ao comprar o último contrato prata ou ouro do tabuleiro, o jogador aciona uma das condições de final de jogo, colocando a peça sobre a ação e recebendo 3 pontos.\\ \\ • Alguns contratos fornecem uma Tecnologia como recompensa. Nesse caso mova a peça de tecnologia respectiva (nível 1, 2 ou 3) do seu tabuleiro. As habilidades da tecnologia podem ser imediatas, contínuas ou de objetivo final e estão descritas na ficha de ajuda do jogador\\ {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2023/12/NCL_ENER.png }}\\ • Selecione uma usina no mapa, transporte carvão e/ou urânio por qualquer linha férrea concluída;\\ \\ • Carvão produz 1 eletricidade, é importado em qualquer quantidade custando o preço em Táler informado nos vagões de carvão. Se usar uma peça de vagão ela é virada aumentando seu custo até que ela saia do tabuleiro e o custo para a ser de 3 táler.\\ \\ • Urânio produz 2 eletricidades é importado das suas minas, na quantidade de 1 para a usina, mais 1 para cada turbina construída ao redor da usina. A tecnologia B2/C2 permite transportar um urânio adicional para a usina. Se a turbina for de outro jogador, deverá pagar 1 Táler a esse jogador .\\ \\ • Além do carvão e do urânio, fichas de ação, espaços de turbinas construídas em seu tabuleiro e algumas tecnologias podem produzir eletricidade adicional\\ \\ • Selecione a sua construção que deseja energizar, ou uma construção neutra, com requisito de energia igual ou menor à quantidade de energia produzida, vire a peça e receba os benefícios imediatos (façanha e Táler, ou trabalhadores, ou avanço de renda, ou tecnologia)\\ -Ao escolher Recarregar, o jogador deve executar, em ordem, cada uma das seguintes etapas:\\ **1. RENDA**: \\ * Ganhe a renda das trilhas, no valor mais alto à esquerda do marcador sob uma peça de ação;\\ **2. PROGRESSO**:\\ * Gaste toda a sua façanha e escolha um local até o valor total de façanhas para colocar seu marcador de progresso.\\ * Só é permitido um marcador do jogador para cada espaço de cor da trilha.\\ * Se houver um Nucleum no espaço que colocou o marcador, o jogador escolhe uma usina para colocá-lo e o segmento mais alto da trilha dá uma tecnologia nível 3 como bônus.\\ * Se colocar o marcador no espaço 40 da trilha o jogador recebe 9 PV.\\ * Se não possuir façanha ou já tiver marcadores nos espaços limitados pelas façanhas do jogador, ele deve colocar seu marcador no espaço zero, gastando toda as fichas de façanha.\\ * Se os marcadores de todos os jogadores foram colocados na trilha, a pontuação do dia do rei é acionada: O jogador com a peça mais acima na trilha recebe 6 pontos e o segundo marcador recebe 2 pontos. Nos empates todos pontuam.\\ * A terceira pontuação do dia do rei, quando os 3 marcadores de todos os jogadores foram usados, é acionada uma condição de fim de jogo, a peça é colocada sobre o espaço de ação e o jogador que acionou recebe 3 pontos.\\ **3. FICHAS DE AÇÃO**:\\ * Recupere as fichas de ação usadas\\ ----
===== FIM DO JOGO =====
O final da partida é acionado quando duas (três em 2 jogadores) das 5 condições abaixo são atendidas:\\ * A pilha de compra das **peças de Ação está vazia**.\\ * As pilhas de compra dos **Contratos Prata e Ouro estão vazias**.\\ * Todos os jogadores **recarregam 3 vezes** (progresso)\\ * Pelo menos um dos jogadores desbloqueou todas as **8 tecnologias**\\ * Pelo menos um jogador atinge **70 pontos**\\ \\ **PONTUAÇÃO FINAL**\\ * Trilha de progresso\\ * Último objetivo da tecnologia\\ * 1 PV para cada 3 Urânios nas minas\\ * 1 PV para cada 2 trabalhadoresnão usados na reserva pessoal\\ * 1 PV para cada 5 Táler.\\ * Construções energizadas (Praha pontua em dobro)\\ * Bônus da trilha de renda\\
---- === EXPANSÕES === [[jogos:nucleum:australia|Australia]] ---- [[https://regras.wanderlei.com.br/doku.php?id=jogos:nucleum&do=export_pdf|{{ wiki:pdf.png?nolink&64 }}]] \\ Exportar para pdf