~~NOTOC~~ ~~stoggle_closeDIV~~ ====== Salton Sea ====== {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2024/04/topo.png?nolink&400 }} ---- ====== REGRAS ====== ===== PREPARAÇÃO =====
**Geral** **•Marcador de pontuação** no zero da trilha de pontuação;\\ \\ **•Marcador de ativos financeiros** de acordo com o n° de jogadores;\\ \\ **•Ficha de participação** nos lucros nos espaços:\\ * mais alto = 1 \\ * Intermediário = n° de jogadores -1 mais baixo = n° de jogadores\\ * As fichas podem ser consultadas ou até mesmo mantidas abertas.\\ **•Ficha de tarifas:** 3 iniciais (sem o risco) aleatórias, abertas nos espaços de investimento atual e mais 2 aleatórias em cada espaço de investimento futuro.\\ \\ **•Cartas de concessão:** Embaralhe as pilhas separadamente (♦ e ♦♦), retire do jogo 1/2/3 cartas para 4/3/2 jogadores, de cada nível, monte uma pilha (respeitando os níveis) e abra 4 cartas nos espaços indicados.\\ \\ **•Peças de concessão esgotadas:** Estoque ao alcance de todos;\\ \\ **•Cartas de Objetivo:** 5 cartas abertas aleatoriamente, demais cartas não serão usadas;\\ \\ **•Cartas:** Monte as pilhas de cartas aleatoriamente: Pesquisa, Contrato (nível seguido por ) e Ação ($5, $3 e $1)\\ \\ **•Mercado:** Para cada pilha abra uma quantidade de jogadores +2;\\ \\ **•Jogador inicial** aleatoriamente (não veio marcador);\\ **Jogador** **•Indicador de desenvolvimento inicial** na primeira casa e 3 Engenheiros nos espaços indicados da trilha de desenvolvimento;\\ \\ **•Fichas de Armazém:** Em ordem crescente;\\ \\ **•Lítio, Energia Geotérmica** nos espaços 0 e **Salmoura** no espaço 1; \\ \\ **•Danos: Broca e central de extração** nos espaços mais a esquerda;\\ \\ **•Engenheiros:** 4 restantes no espaço de RH; \\ \\ **•Peças de Broca:** Na ficha de concessão inicial;\\ \\ **•Cartas Iniciais:** Separe 7 cartas de ação $1 de cada tipo para cada jogador;\\ \\
===== TURNOS =====
•Os jogadores se revezam em turnos, usando seus Engenheiros para realizar ações, até que todos seus Engenheiros tenham sido usados. Os Engenheiros bloqueiam os espaços e podem ser alocados:\\ {{ :jogos:sea_4.png }} \\ -Ações no tabuleiro {{ :jogos:sea_3.png }} \\ -Em uma carta de Pesquisa de efeito imediato {{ :jogos:sea_2.png }} \\ -Em uma carta de Contrato {{ :jogos:sea_1.png }} \\ -Carta de ação rápida • Ícones indicam as ações e o valor junto ao ícone indica a potência da ação, se não houver valor, a potência é 1 (ou irrelevante).\\ \\ • A potência permite executar a ação até o valor indicado.\\ \\ • Cartas são usadas como ação ou como dinheiro: * **$1** - RECEBER dinheiro * **$1** - PAGAR dinheiro * **-$1** - PAGAR dinheiro com o desconto indicado Ações Industriais {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2024/04/SEA_BTN_1.png }} • Pague o valor informado na carta de perfura-ção, mais o valor do tabuleiro, e coloque no espaço indicado no tabuleiro do jogador, abaixo das outras cartas. No tabuleiro prin-cipal mova as cartas para baixo e abra uma nova. {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2024/04/SEA_BTN_2.png }} • Baixe a broca para o próximo espaço, atualize o marcador de danos para cada ícone de rocha do novo espaço, em cada carta que passar. Se o indicador de dano da broca chegar em um espaço marcado com um traço, não será possível usar a broca até que seja reparada. {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2024/04/SEA_BTN_3.png }} • Extrai a quantidade de salmoura informada na ação, desde que disponível no poço e com espaço no armazém: \\ **A-** Marcador de extração: Coloque o marcador no(s) ícone(s) de salmoura(s) extraída(s) da carta de concessão em que está a broca ou em cartas acima;\\ **B-** Marcador de Salmoura: Mova seu marcador de Salmoura de acordo com a quantidade extraída;\\ **C-** Recompensas: Se toda a Salmoura foi extraída da carta, receba as recompensas;\\ **D-** Vire a carta: (ou retire) se toda salmoura foi extraída. \\ {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2024/04/SEA_BTN_4.png }} • Processa a quantidade de salmoura indicada na ação, fazendo os ajustes nos marcadores e pagando os custos.\\ • **Otimizar a produção:** independente do que foi produzido, mova o marcador (se possível) de indicador de danos para produzir uma unidade adicional de Lítio ou de Energia Geotérmica.\\ {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2024/04/SEA_BTN_5.png }} • Permite retroceder o marcador de dano na quantidade indicada na ação, pagando $3 para cada movimento. Ações Comerciais {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2024/04/SEA_BTN_6.png }} • Salmoura, Lítio ou Energia Geotérmica na quantidade máxima informada na ação.\\ Escolha apenas uma corporação; \\ • Receba o valor total ($) em cartas: abertas no mercado e/ou aleatoriamente da pilha de descarte;\\ • Marcador de Ativos:\\ * Avance o marcador uma casa (independente da qtd. vendida) * Verifique se deve substituir a ficha de tarifas * Se chegar ao final vire a pilha de fichas de tarifas (fechada) * Se 2 corporações estão fechadas é disparado o final do jogo {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2024/04/SEA_BTN_7.png }} • Pegue um contrato e coloque em um dos dois espaços disponíveis, ficando lá até que sejam executados. Contra-tos não executados serão penalizados no final do jogo. {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2024/04/SEA_BTN_8.png }} • Coloque um Engenheiro na carta, pague os custos e receba os benefícios Ações Administrativas {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2024/04/SEA_BTN_9.png }} • Coloque uma carta de pesquisa no espaço mais a esquer-da disponível do seu tabuleiro, pague os custos informados na carta e receba o benefício imediato, se houver.\\ • **Efeitos Permanentes:** permanecem no tabuleiro até o final da partida;\\ • **Efeitos Imediatos:** permanecem no tabuleiro até o turno que for usado, através da alocação de um Engenheiro.\\ {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2024/04/SEA_BTN_10.png }} • Compre até a quantidade informada na ação de uma das corporações, pagando o custo indicado pelo marcador de valor do ativo da corporação e avançando seu marcador de cotas.\\ • As cotas estão limitadas pela sessão do marcador de respectivo ativo. Verifique se há algum benefício marcado no tabuleiro, ou através de uma ficha de recompensa (pode ser escolhida).\\ {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2024/04/SEA_BTN_11.png }} • Pague o custo informado na ação (no tabuleiro $3) e avance a quantidade de casas também informada na ação (seta única ou dupla). Se informado na trilha, vire uma peça de armazém ou coloque o trabalhador no espaço do RH. O final da trilha desbloqueia pontos para estrelas cinzas e se precisar avançar mais, deve receber 2 pontos por avanço.\\ {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2024/04/SEA_BTN_12.png }} • Aloque um engenheiro e pegue uma carta de $1 do topo da pilha fechada, essa ação não fica bloqueada por Engenheiros. {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2024/04/SEA_BTN_13.png }} • Pagando $1, permite realizar uma ação de seu tabuleiro, que esteja bloqueado por um Engenheiro. Contratos O primeiro jogador que cumprir o objetivo deve pontuar e receber a carta para eventual pontuação pelas estrelas no final do jogo. Os objetivos retirados não são substituídos durante a partida. Serão verificados ao final da partida, em caso de empate, todos recebem a recompensa.
===== FIM DA RODADA =====
• **Jogador**: Retorne os engenheiros para o RH, removendo do seu tabuleiro: * Contratos executados;\\ * Pesquisas de ação imediata utilizadas, as demais são movidas para a esquerda;\\ * As cartas de ação voltam para mão do jogador; • **Tabuleiro**: Renove as cartas: * Licenças: Retire a ultima carta de concessão;\\ * Mercado: Descarte a carta mais a direita, embaralhe os descartes, coloque debaixo das respectivas pilhas, mova as cartas restantes e abra novas cartas até completar o n° de jogadores +2. • Jogador a esquerda será o próximo jogador inicial;\\
===== FIM DO JOGO =====
• O jogo se encerra ao final da rodada que: * Não houver mais cartas de concessão para revelar OU\\ * Duas corporações estão fechadas. • Ao final da rodada que disparou o final do jogo, serão adicionados os pontos: * **Cartas na mão**: 2 PV por cada $3 em cartas;\\ * **Cotas nas corporações**: posição da peça do jogador, multiplicado pelo indicador de pontos no valor dos ativos;\\ * **Armazém**: 1 PV/Salmoura, 3 PV/Geotérmica e 5 PV/Lítio;\\ * **Pesquisas**: PV das cartas de pesquisa multiplicado pela posição;\\ * **Objetivos** de longo prazo: todos que cumpriram o critério recebem os pontos;\\ * **Estrelas**: Se jogador desbloqueou a pontuação na trilha de desenvolvimento empresarial, pontua as estrelas dos seus objetivos de curto prazo e de longo prazo. • PENALIDADES: * Marcadores de danos e * Contratos não cumpridos (metade dos PVs indicados na carta) • Em caso de empate: jogador com maior valor $ em cartas de ação vence.
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