~~NOTOC~~ ~~stoggle_closeDIV~~ {{tag>mosaico}} ====== Vale dos Moinhos====== {{ :capa.png?nolink&200 }} ---- ====== REGRAS ====== ===== PREPARAÇÃO =====
Tabuleiro * **Tabuleiro principal** na mesa.\\ * **Melhorias de Moinho:** Embaralhe separado cada tipo de melhoria, crie pilhas e revele 2 comuns, 1 Rara e 1 Única (as peças serão repostas assim que forem compradas);\\ * **Melhorias de Fazenda:** Embaralhe as cartas e abra 3 cartas em qualquer ordem;\\ * **Marcadores de Comporta e Nível** nos respectivos espaços de menor valor;\\ * **Cartas de Comércio:** Embaralhe e coloque a pilha voltada para cima no tabuleiro;\\ * **Em menos de 4 jogadores:** peça Limite de Calendário, deixando a última coluna disponível (das coroas);\\ * Escolha o **Primeiro jogador**;\\ * **Melhorias de Fazenda iniciais:** Aleatórias na qtd de jogadores+1. Na ordem inversa cada jogador escolhe uma carta, a carta que sobra vai para o espaço do desejo da Rainha. Jogador * 1 **Tabuleiro da Fazenda** e 1 peça de **ferramenta**;\\ * 1 **Moinho** aleatório (posição inicial = seta vermelha);\\ * **Peças de Moinhos:** nos espaços do seu tabuleiro;\\ * **5 Marcadores do jogador:**\\ * 1 Marcador de Guilder na posição do jogador (4, 5, 6 ou 7);\\ * 1 Marcador de Pontos na posição 5 pontos;\\ * 1 Marcador de Calendário: na posição inicial;\\ * 1 Marcador de desejo da rainha: 1 marcador do jogador ficará disponível para o jogador usar no desejo da rainha; \\ * 1 Marcador de Mercado: Na ordem inversa, cada jogador escolhe 1 local no mercado, ainda não escolhido por outro jogador.\\ * **Marcadores Neutros:** \\ * 2 jog.: 1 marcador em cada uma das 3 áreas; \\ * 3 jog.: 1 marcador nas 2 áreas do 2° e 3° jogadores;\\ * 4 jog.: 1 marcador em 1 área no sentido anti-horário do jogador inicial; * **Tulipas Iniciais:**\\ * 1° Jogador: Branca; * 2° Jogador: Amarela; * 3° Jogador: Vermelha; * 4° Jogador: Lilás; Solo Mesma preparação para **2 jogadores** com as seguintes alterações:\\ \\ • Jardineiro recebe um moinho e uma fazenda sem o marcador de Guilders \\ \\ • Sobreponha o tabuleiro do Jardineiro com a peça para que ele não receba bônus por plantação \\ \\ • Moinhos da cor do jardineiro na fazenda \\ \\ • Ele começa sem tulipa e ferramenta, **você recebe uma tulipa aleatória** e uma ferramenta \\ \\ • Marcador do mercador no 1° espaço anti-horário ao marcador do jogador (você escolhe primeiro) \\ \\ • Cartas de Melhoria de Fazenda: Abre 2, jogador escolhe 1 e a outra vai para o desejo da rainha \\ \\ • Marcador do jardineiro fica próximo ao desejo da rainha • Para um modo difícil, remova as cartas G1, G7 e G17 do baralho do Jardineiro \\ \\ • Pilha das cartas do jardineiro embaralhadas \\ \\ ===Conceitos Gerais=== • Jogado em turnos como partida para 2 jogadores \\ \\ • Ele faz ação pela Engrenagem Grande e as Cartas do baralho do Jardineiro \\ \\ • Ele não controla Guilders, todas as ações são gratuitas para ele \\ \\ • Não usa o Estoque de Tulipas, sempre usa o suprimento comum e elas vão direto para o jardim \\ \\ • Não recebe ou gasta ferramentas \\ \\ • Sempre que o Jardineiro completar uma rotação no seu moinho o marcador dele avança no desejo da rainha (da direita para a esquerda) \\ \\
===== TURNOS =====
* Os jogadores se revezam em turnos, até que um jogador chegue ao fim da trilha de calendário.\\ * O jogador deve executar os passos na ordem:\\ - **Ajustar a comporta**, o jogador pode abrir ou fechar a comporta:\\ * FECHAR: Move marcador para baixo sem custo;\\ * ABRIR: Move o marcador para cima, com custo de 1, 2 ou 3 e recebe 1,3 ou 4 pontos;\\ - **Ajustar o Nível de água:** \\ * Mova o marcador de nível se o marcador de comporta estiver em 1 ou 2; \\ - **Movimentar Engrenagem:** \\ * A engrenagem deve se mover 1,2 ou 3 passos, passando através da seta vermelha do seu moinho de acordo com o marcador de comporta.\\ * Cada Ferramenta gasta, permite aumentar ou diminuir um passo, pode ser usada quantas desejar, mas deve mover pelo menos 1 passo e no máximo 4 passos.\\ * Assim que o moinho completar uma volta inteira (a barra vermelha chegar na seta vermelha), o jogador move seu marcador no calendário e recebe um bônus a escolha (e a qualquer momento do seu turno), colocando a "peça X" no bônus escolhido.\\ - **Realizar ações:** \\ * O jogador pode escolher uma entre as duas ações do seu moinho, indicado pelas setas de madeira. \\ * Se a ação possuir o ícone "+" as duas ações podem ser executadas, em qualquer ordem;\\ {{ :jogos:vale_solo2.png?nolink |}} ==SOLO== - O Jardineiro revela uma carta, se for a última do baralho, embaralha as cartas já reveladas para formar a nova pilha com a carta do topo para referência desta rodada. \\ - Ajuste a comporta e o nível da água, de acordo com o valor informado na carta (-2,-1,0,+1,+2, o quanto puder) e ao subir recebe os pontos de vitória\\ - Move a engrenagem do seu moinho de acordo com o marcador de comporta. Se completou uma rotação, ele avança o marcador na trilha do calendário, recebendo as recompensas (mais acima disponível) move seu marcador no desejo da rainha para o próximo espaço livre \\ \\ - Realiza a ação da Engrenagem Grande \\ \\ - Se o nível da água coincidir com a marcação da carta do jardineiro, ele recebe os pontos de bônus e desce o nível em 2. Ações * **A qualquer momento do seu turno**, se completar o desejo da rainha, coloque o marcador e receba os pontos; * Tulipas sempre são adicionadas nos espaços **mais à esquerda do estoque**, os 2 espaços mais à direita tem custos e sempre é possível descartar tulipas no seu turno. {{ :vale_acao_1.png }} • **Ganhe** a recompensa do nível atual da água e mova o marcador para a esquerda de acordo com a força da ação;\\ • Movimentos adicionais à esquerda do zero são ignorados\\ {{ :vale_acao_2.png }} • **Antes de escolher e uma única vez**, o jogador pode gastar 1 Guilder para remover as 4 peças disponíveis e abrir novas.\\ • Ação **permite** pegar uma Melhoria Comum sem custo ou gastar 1 Guilder para uma Melhoria Rara ou ainda, 2 Guilders para Melhoria Única.\\ • Melhoria pode ser colocada em um espaço que não esteja ativo nesse turno, podendo substituir uma peça atual de seu moinho (descartando a peça);\\ • Uma **nova peça** é disponibilizada assim que a peça for comprada;\\ • Se as peças esgotarem, uma Melhoria Comum é aberta e não terá custo para adquiri-la; \\ \\ {{ :jogos:vale_solo2.png?nolink |}} ==SOLO== • Pega as duas melhorias informadas no verso da carta que está no topo o baralho \\ • Se uma das pilhas estiver vazia (acabou), ele recebe duas de um mesmo tipo \\ • As peças não são colocadas em seu moinho e valem pontos no final da partida \\ {{ :vale_acao_3.png }} • **Antes de escolher e uma única vez**, o jogador pode gastar 1 Guilder para remover todas as cartas e abrir novas.\\ • Pegue uma das 3 cartas da oferta e escolha:\\ * **Posicionar como Ajudante:** no topo da fazenda mais à esquerda, recebendo os pontos marcados no espaço. As habilidades estão disponíveis uma vez por turno e podem ser executadas antes ou depois de realizar a ação.\\ * **Posicionar como Contrato:** no espaço disponível mais à esquerda da fazenda para ser pontuado no final da partida;\\ • Se todos os espaços de um tipo estiverem cheios, **ajudantes e contratos** poderão ser substituídos, mas os ajudantes não recebem os pontos novamente;\\ {{ :jogos:vale_solo2.png?nolink |}} ==SOLO== • Pega a carta de melhoria da fazenda informadas no verso da carta que está no topo o baralho \\ • As cartas são colocadas ao lado do tabuleiro do jardineiro, seus efeitos não são aplicados, nã tem limite de cartas e valem pontos no final da partida \\ {{ :vale_acao_4.png }} • Escolha **qualquer um** dos moinhos do seu tabuleiro (grupos vazios pontuarão suas Tulipas no final do jogo);\\ • Escolha um espaço livre no tabuleiro que **esteja conectado ao mercado** por moinhos de quaisquer cores;\\ • **Gaste** os guilders marcados no espaço do tabuleiro onde deseja construir o moinho (entre 0 e 4 guilders);\\ • Pelo caminho mais curto até o mercado, moinhos de outros jogadores **recebem 1 ponto** (em caso de empates, o jogador escolhe o caminho);\\ • Receba as **recompensas** dos campos adjacentes ao moinho construído;\\ {{ :jogos:vale_solo2.png?nolink |}} ==SOLO== • Jardineiro usa qualquer de suas peças de moinho e coloca no local mais caro cnectado no mercado\\ • Se houver empate siga a hierarquia informada no play-aid do solo \\ • Se ele for o primeiro a colocar no tabuleiro, coloque no local mais perto do seu marcador do mercado \\ • Ele receber todas as recompensas dos espaços e você recebe 1 ponto para cada moinho seu na rota \\ {{ :vale_acao_5.png }} • **Uma vez por turno**, antes de se mover, pode pagar 1 Guilder para mover o marcador neutro para um espaço onde você ira passar.\\ • Se puder pagar (tendo custo), deve mover seu marcador um espaço no sentido horário e receber as recompensas em cada espaço, até completar os movimentos informados em branco na peça da ação (2x, 3x...) ;\\ • O jogador recebe a recompensa do espaço e pode receber a **mesma recompensa** novamente para cada marcador de outro jogador no mesmo espaço;\\ • Áreas sem espaço **são puladas** ou poderá pagar 1 Guilder a outro jogador para colocar sua peça sobre a peça dele (nunca sobre o neutro);\\ {{ :jogos:vale_solo2.png?nolink |}} ==SOLO== • Jardineiro move o marcdor dele 2 passos conforme as regras usuais\\ • Ele planta 2 tulipas informadas na carta dele, ignorando a força e as cores de tulipas do mercado \\ {{ :vale_acao_6.png }} • Escolha uma Tulipa do seu estoque, coloque em um espaço mais à esquerda de qualquer uma das linhas e receba imediatamente a recompensa (se a tulipa cobrir um espaço com algum ícone).\\ • **Pontos de final de jogo:** Linhas da mesma cor e colunas de cores diferentes pontuam melhor no final da partida (veja ícones na plantação)\\ {{ :jogos:vale_solo2.png?nolink |}} ==SOLO== • Jardineiro planta a quantidade informada na ação, do suprimento e direto no seu jardim, com a cor informada em sua carta\\ • Ele decide: * Nova cor (ou linha já completa): planta no espaço mais a esquerda de seu jardim * Cor já plantada: planta mais à esquerda da linha da cor * Sem espaço: Se jardim estiver completo, ele recebe 1 PV para cada tulipa que não consegue plantar {{ :vale_acao_7.png }} • **Colocar** uma tulipa de cor não presente na carta e receber a recompensa. Se for a 4° tulipa, devolva-as ao suprimento e coloque a carta sob a pilha de cartas;\\ **OU** • **Remover** todas as tulipas da carta e colocar quais desejar em seu estoque, devolvendo as demais ao suprimento.\\ {{ :jogos:vale_solo2.png?nolink |}} ==SOLO== • Caso a cor da tulipa informada na carta já esteja no comércio exterior, ele pega todas as tulipas e as planta de acordo com a regra da ação de plantar\\ • Se a cor não estiver presente ele pega a tulipa do estoque comum e coloca no primeiro espaço livre indicado pela carta, recebendo as recompensas\\
===== FIM DO JOGO =====
* Assim que um jogador posicionar seu marcador no fim da trilha de calendário, a rodada se encerra e joga-se uma última rodada na partida. * Pontuação: * Contratos individuais * Tulipas na plantação pelos grupos de moinhos vazios * Linhas e colunas das plantações * Desempate: * Tulipas em plantações * Tulipas no estoque e * 3° Moinhos construídos
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