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REGRAS

PREPARAÇÃO

Geral


•Tabuleiro no centro da mesa;

•Reserva com Fichas de expedição, moedas e selos reais;

•6 Fichas de rodadas aleatórias;

•Embaralhe as Cartas de especialistas e abra 6;

•Embaralhe as Cartas de animal e abra de acordo com a quantidade de jogadores;

•Coloque todos os dados na bolsa;

Jogador


•Um tabuleiro com ajuda e personagem;

•Marcadores de pontuação no zero;

•Marcadores de reputação;

•Marcador de primeiro jogador;

•Na ordem inversa do turno, cada jogador escolhe 2 cartas de Animal, ao final de todas as escolhas, as cartas são repostas;

•Moedas e fichas iniciais: 1 ficha de expedição e
  • 1° Jogador: 2 moedas;
  • 2°/3° Jogador: 3 moedas;
  • 4° Jogador: 4 moedas;

Solo


•Tabuleiro do IA (verso do tabuleiro do jogador);

•Escolha 1 carta de comportamento e 1 de pontuação;

•1 carta de continente de cada tipo o topo do tabuleiro do IA, aleatoriamente, serão a prioridade da IA;


FASES



•Encyclopedia é jogador durante 6 rodadas;

•A cada rodada todas as cartas de animais e especialistas são renovadas;

•Cada Jogador compra 4 dados aleatoriamente e aloca cada dado em um dos espaços do seu tabuleiro do jogador, da forma que desejar;

•Vire a ficha de rodada e aplique seu efeito para todos os jogadores:

Ficha da rodada
Cada jogador recebe 1 ficha de Expedição.
Cada jogador recebe 3 moedas.
Na ordem do turno, cada jogador escolhe
1 carta de especialista,
ao final as cartas são repostas.
Na ordem do turno, cada jogador escolhe
1 carta de animal,
ao final as cartas são repostas.
Cada jogador compra 1 dado adicional,
alocando 2 dados em um mesmo
espaço.
Sem efeito.

Escolher 1 dados


O Jogador pode escolher 1 dado do seu tabuleiro e nenhum efeito é ativado;

Ou pode escolher 1 dado do adversário, concedendo o efeito do espaço do dado, ao dono do dado:

Sem efeito
Recebe 2 moedas
Recebe 2 pontos de reputação
Recebe 3 pontos de vitória

Fazendo uma ação


•O Jogador usa o dado escolhido para fazer uma das 6 ações do jogo;

Moedas: Durante qualquer ação, aumenta o valor do dado em 1 para cada moeda. É possível aumentar para um valor além de 6;

Fichas de Expedição: Durante qualquer ação, muda a cor do dado. Somente da ação de expedição pode alterar o valor do dado em 2;

Reputação: Ao receber reputação , o jogador anda na trilha do seu tabuleiro e recebe os benefícios ao passar ou parar em um espaço de bônus (imediatamente ou ao término das ações de outro jogador);

Selo Real: A qualquer momento do seu turno, o jogador pode descartar um selo para:

  • ganhar 5 moedas;
  • aumentar o valor do dado em 5 e mudar a cor de um dado (ao mesmo tempo);
  • Uma ação adicional (somente ao final do turno);
  • Se não descartada valerá 5 pontos no final da partida;

Especialistas: as cartas podem possuir efeito imediato , permanente ou de final de jogo ;

Ações

Embaixada

•A cor do dado não faz diferença;

•Aloque o dado na área da embaixada e receba fichas de expedição:

Valor do dado 1-2 3-4 5-6
Fichas de Expedição 1 2 3


Banco

•A cor e o valor do dado não faz diferença;

•Aloque o dado na área do banco e pegue 5 moedas;

•Se for o primeiro jogador a alocar nesse espaço, pegue a ficha de Primeiro Jogador do antigo dono;

Universidade

•O valor do dado não faz diferença;

•Aloque o dado na área da Universidade e pegue uma carta de Especialista;

•Se o dado for da mesma cor da carta, recebe uma ficha de expedição;

•A carta vai acima, ficando ativa, ou abaixo de uma das cartas dos 4 espaços do tabuleiro do jogador;

•Cartas cobertas contam apenas para pontuação das coleções (cores) de final de jogo;

•Cartas de especialistas não são repostas durante rodada;

Bônus de reputação: se não houver especialistas disponíveis, o jogador pega o especialista do topo do baralho;

Academia

•Aloque o dado na área da Universidade e pegue uma carta de Animal;

•A carta deve ser da mesma cor do dado;

•Fichas de expedição podem mudar a cor do dado e as moedas o valor;

•Receba pontos de reputação, de acordo com o valor da ação:

Valor do dado 1-2 3-4 5-6
Pontos de Reputação 1 2 3


•Cartas de animal não são repostas durante a rodada;

Bônus de reputação: se não houver animais disponíveis, o jogador pega o carta do topo do baralho;

Expedição

•Aloque o dado no espaço mais à esquerda de um continente da mesma cor;

•Receba a reputação indicado no espaço alocado;

•Aumente o valor do dado, de acordo com os espaços abaixo do dado alocado;

•Fichas de expedição podem mudar a cor do dado ou +2 no valor do dado;

•Moedas podem alterar o valor do dado;

•Selo real pode aumentar em +5 o valor do dado;

•Escolha os animais da cor do continente para pesquisar;

•Gaste os pontos do valor do dado de acordo com o tipo da pesquisa, colocando os cubos nas cartas:

Tipo I Tipo II Tipo III Tipo IV
2 4 7 10

•Receba os pontos de vitória pelos espaços II, III e IV;

Publicação

•Aloque o dado em uma das suas carta de animal de mesma cor;

•Fichas de expedição podem mudar a cor do dado;

•O valor do dado determina quais tipos podem ser publicados nessa ação:

Continente I II III IV
2+ 3+ 4+ 5+ 6+


•Podem ser publicados os cubos de pesquisa até o tipo mais alto definido pelo dado;

•Começando pelo tipo mais alto, cada categoria é publicada da carta escolhida e, se desejar, de outros animais com cubos nas mesmas categorias;

•Ao publicar, os cubos são movidos para o tabuleiro principal e o jogador recebe a pontuação por cada cubo;

•Para cada tipo somente uma categoria será publicada, a mesmo do animal escolhido pelo dado;

•Todos os animais que participaram da publicação, terão seus cubos restantes descartados;

•Se desejar pode escolher mais de suas cartas, do mesmo continente, que não participaram da publicação para serem descartadas, nesse caso descarte os cubos. Essas cartas participam do tipo Continental;

•As cartas de animais publicadas, ou escolhidas, do mesmo continente são colocadas viradas para baixo ao lado do seu tabuleiro;

•As cartas de animais publicadas de outro continente são descartadas e removidas do jogo;

•Receba um selo real pela publicação;



FIM DA RODADA



Ação Adicional: Na ordem de turno, poderá gastar 1 Selo real para fazer uma ação adicional, pegando qualquer dado do tabuleiro e rolando novamente;

•Ao final da rodada:

  • Cartas de Especialistas no tabuleiro são descartadas;
  • Cartas de Animais do tabuleiro são descartadas;
  • Todos os dados são devolvidos à bolsa;

•Uma nova rodada se inicia;


FIM DO JOGO


•Após a 6ª rodada o jogo acaba e são pontuados:

  • Coleção nas categorias publicadas no tabuleiro principal;
  • Coleções por cada continente, somando as cartas de animais publicadas* e de especialistas (ativas ou cobertas);
  • 4 PV por cada Selo Real;
  • 1 PV para cada 2 moedas;
  • 1 PV para cada ficha de Expedição;


Desempate: Quem publicou mais animais.

*Cartas não publicadas são descartadas e seus cubos perdidos


UTILIDADES

Links Úteis

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