Micelio
REGRAS
PREPARAÇÃO
►Tabuleiro: 12 peças aleatórias para formar a estrela (6 de cada pilha);
►Marcadores de inseto nas peças do tabuleiro com marcações de inseto;
►Cartas de cogumelos embaralhadas em uma pilha
►Mercado: Abra 3 cartas de cogumelos
►Marcador de final de partida
►Cartas de cogumelo: Cada jogador recebe 3 cartas aleatórias e mantém fechadas até o final da preparação
* Em 2 jogadores, o segundo jogador recebe uma carta adicional
►Jogador posiciona seus tabuleiros de cogumelos na ordem (1 a 5) e posiciona seus respectivos cogumelos crescidos.
►Para partidas mais curtas, é possível usar 3 ou 4 tabuleiros de cogumelos
►Contadores de esporulação nos espaços mais à esquerda dos tabuleiros do jogador
►Cogumelo Mãe: Na ordem inversa do turno, jogadores colocam em uma das peças centrais do tabuleiro (6 peças centrais, exceto peças pretas), ganhando o
inseto, se houver.
►Se nas 6 peças centrais tiverem tantas peças pretas que impeçam os jogadores de colocar seus cogumelos mãe, embaralhe novamente as peças e refaça a estrela;
►Embaralhe a pilha de cartas do Autômato
►Nível de dificuldade: lado verde média e lado amarelo alta.
►Autômato usa suas duas cartas de referência no lugar dos
tabuleiros do jogador com os marcadores de esporulação
►Autômato recebe: 5 cartas de cogumelos, 2 fichas de insetos, seus
marcadores de cogumelos e de esporos .
►Humano é o jogador inicial,
TURNOS
Cada jogador realiza em seu turno duas das seis ações
disponíveis diferentes e pode fazer ações extras com
marcadores de insetos.
REDES
►Suas peça coloridas representam a sua rede (esporos, cogumelos crescidos e cogumelo mãe);
►Cogumelos Crescidos e Cogumelo mãe controlam os esporos de outros jogadores e interrompem a rede;
►Cogumelos mãe tem prioridade sobre cogumelos crescidos;
Mover
►Mova seu Cogumelo Mãe até dois espaços,
recolhendo insetos das peças, se houverem.
►Bloqueia Cogumelo Crescido de outro jogador (não
esporulam ou apodrecem)
►Dois cogumelos mãe não podem ocupar o mesmo espaço, nem passar por outro cogumelo mãe;
Explorar
►Revele uma peça triangular e coloque no tabuleiro.
►Coloque marcador de inseto de a peça exibir o símbolo
Esporular
►Escolha um cogumelo: ou um (que não esteja
bloqueado por um adversário);
►O Cogumelo Crescido tem a quantidade de esporos
definidos na carta
►Cogumelos Mãe tem dois esporos (por padrão);
►Jogue o dado e coloque esporos:
- Mova o marcador de esporulação um espaço (exceto cogumelo Mãe);
- Coloque um esporo na peça do seu cogumelo;
- O próximo esporo deve respeitar o resultado do dado;
- Os próximo esporos seguem a mesma direção, ignorando os símbolos de vento das peças;
Crescer
►Remova os esporos de uma de suas redes do tabuleiro, das peças de cores especificadas na sua carta de cogumelo;
►Peças Pretas representam coringa (qualquer cor)
► Coloque um dos seus marcadores de cogumelo em uma das peças do tabuleiro que removeu algum dos esporos;
►Não são permitidos 2 cogumelos na mesma peça, mas pode crescer um cogumelo na peça do seu
Apodrecer
- Cogumelo com Marcador de Esporulação no 2, podem
apodrecer, desde que não esteja bloqueado por um
adversário;
►Mova a carta do cogumelo para baixo do respectivo tabuleiro
da carta;
►O Marcador de cogumelo volta para o tabuleiro do jogador;
►Reinicie o Marcador de Esporulação
►Resolva a ação de apodrecimento da carta:
- Ação Imediata: executada imediatamente ao apodrecer
- Aprimoramento: Aplicadas imediatamente e pelo resto da partida
- Melhoria de Cogumelo: somente ao cogumelos desse espaço do tabuleiro;
Descobrir
►Pegue 1 carta de cogumelo das 3 disponíveis no mercado,
ou a carta fechada do topo do baralho.
►Não tem limite de cartas na mão
►Gaste 1 inseto para repor o mercado, a qualquer momento
do seu turno
Ações Extras
►Troque 3 cartas por um marcador de insetos
►Gaste 2 insetos: para mover o cogumelo mãe de outro jogador para qualquer outra peça do tabuleiro;
►Gaste 1 inseto: para repor as 3 cartas do mercado do seu turno
FIM DO JOGO
►O jogos se encerra imediatamente quando um dos
jogadores possuir um cogumelo apodrecido sob cada um
dos seus 5 tabuleiros.
►O jogador que acionou o fim do jogo recebe marcador
de 5 pontos (EMV).
►Jogadores recebem seus pontos por seus cogumelos
crescidos e apodrecidos e também, 1 ponto por cada 2
marcadores de insetos.
►Desempate: Mais cogumelos crescidos e em seguida mais
marcadores de insetos.